marine

software para poéticas interativas em projetos artísticos

O marine é um software livre, gratúito, portável e de código aberto, voltado para facilitar a exploração e utilização de poéticas interativas nas artes, particularmente as artes cênicas. Projetado para permitir uma maior experimentação de comportamentos interativos pelos artistas, o sistema possui uma interface visual, simples até para usuários inexperientes. Pontos de extensão permitem que desenvolvedores independentes adicionem novos comportamentos interativos com facilidade. Desenvolvido em Java e JavaFX, sobre Processing 3,EyesWeb e outras bibliotecas, ele é integrado com OSC, DMX e MIDI, bem como com o sensor Microsoft Kinect (v1 e v2). Possui uma série de descritores de movimento embarcados, bem como um módulo de calibragem visual, para facilitar projeções em qualquer situação.

Downloads

Instruções de Instalação


  1. Faça o download e instale o Kinect for Windows Runtime 2.0, para que seu sensor MS Kinect possa ser reconhecido pelo Windows e, portanto, pelo marine;
  2. Faça o download da última versão do marine;
  3. Extraia os arquivos para um diretório no seu computador (evite extrair em HDs externos e pendrives, para melhor performance); para isso, utilize o WinRar ou software similar;
  4. Execute o arquivo "marine.exe";
  5. Se o seu firewall solicitar permissão para utilização da rede, permita;
  6. Você está pronto para começar a experimentar! Verifique o Guia Rápido para uma visão geral e instruções de calibragem.


Últimas Atualizações

Verifique o arquivo, para versões anteriores do marine e sua documentação.


  • Reconhecimento de múltiplos performers no palco (até 6 pessoas).
  • Integração embarcada com DMX.
  • Diversas correções de bugs.

Desenvolvedores

O marine é distribuído sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial Share Alike. Isso significa que você pode extendê-lo, desde que mantenha a licença do novo produto tão aberta quanto a original, não alugue ou venda o software resultante e credite a versão original.


No entanto, espetáculos comerciais utilizando o marine são permitidos.